O hipertenso não pode descuidar de seu peso
Recomenda-se que o hipertenso, caso tenha excesso de peso, emagreça. "Hoje se sabe que as células de gordura, em especial a abdominal, produzem substâncias que ajudam a aumentar a resistência dos vasos, o que implica no aumento da pressão", explica o cardiologista Luis Aparecido Bortolotto, diretor do Departamento de Hipertensão do Hospital das Clínicas, de São Paulo.
A atividade física atua no corpo de quem sofre com a pressão alta.
Ela melhora o quadro, uma vez que ajuda na dilatação de vasos e emagrece.
Além de controlar o peso, a atividade física é aliada no controle da hipertensão. Segundo o cardiologista Luis Aparecido Bortolotto, a prática de 30 minutos diários, em cinco dias da semana, ajuda a regular a pressão, já que o exercício diminui a atividade do sistema nervoso, liberando adrenalina e dilatando os vasos sanguíneos. Entretanto, não é recomendada a prática de musculação com carga muito intensa.
Fatores como o estresse podem piorar a hipertensão.
A redução do estresse é tão importante que a Sociedade Brasileira de Hipertensão criou no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial a campanha "Menos Pressão" para incentivar as pessoas a desenvolverem atividades prazerosas e cultivarem hábitos saudáveis.
O cigarro afeta quem sofre de hipertensão arterial
O cardiologista Luis Aparecido Bortolotto diz que, embora a pressão aumente durante o ato de fumar, o cigarro não afeta diretamente no quadro de hipertensão, mas está ligado a riscos cardíacos associados. O fumo, junto à pressão alta, aumenta o risco de derrame e infarto. Por exemplo, uma pessoa que fuma tem três vezes mais chances de ter infarto do que uma que não fuma, assim como uma pessoa com hipertensão.
Quem sofre de pressão alta não pode consumir álcool
Ao ingerir quantidades exageradas de álcool, há um aumento na atividade do sistema nervoso simpático, fazendo a pressão sanguínea subir. O ideal é que não se consuma, mas o limite é de 50 ml de etanol por dia para homens e 25 ml para mulheres (algo em torno de um copo de vinho ou uma garrafa pequena de cerveja).
O consumo exagerado de alimentos industrializados, enlatados e salgadinhos é prejudicial ao hipertenso
Segundo a nutricionista Daniela Jobst, alimentos industrializados, enlatados e salgadinhos em geral são ricos em sódio e, por isso, devem ser evitados ao máximo. O problema está no consumo em excesso. Para adultos com hipertensão, o consumo diário de sódio deve ser de 4g. Ao consumir além do recomendado ele reterá líquido, o que aumenta o volume de sangue nas artérias. O desequilíbrio na concentração de plasma sanguíneo faz com que o coração acelere os batimentos, provocando hipertensão.
O potássio é extremamente benéfico para quem sofre de hipertensão.
Banana, melão, laranja e folhas escuras
Você já ouviu falar na bomba sódio-potássio? Funciona assim: quanto mais potássio você ingere, mais sódio você elimina de seu organismo. Por isso é importante que se ingira boas quantidades de potássio, que, segundo a nutricionista Daniela Jobst, pode ser encontrado em folhas escuras, e em frutas como banana (em especial a nanica), laranja e melão. Além disso, ela recomenda alto consumo de água, que aumenta o volume de sangue, dilatando as artérias.
Alimentação ideal
Alimentação abundante em vegetais e com baixo consumo de sal.
O cardiologista Luis Aparecido Bortolotto indica que se devem consumir cinco porções diárias de verduras, aumento no consumo de grãos e diminuição do sal, laticínios e carboidratos. Para adultos hipertensos, o consumo diário de sódio deve ser de 4g, equivalente a uma colher de sobremesa, enquanto para não-hipertensos, bastam 6g. Quer saber o quanto de sal tem em um alimento? Multiplique o valor do sódio no rótulo por 2,5. Por exemplo, um alimento com 500 mg de sódio representa 1,25 g de sal.
Oleaginosas são parte importante da dieta do hipertenso
Elas dilatam os vasos sanguíneos
As oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas) são sim ricas em gordura insaturada. No entanto, não é isso que colabora para a melhora da pressão arterial, deixando esse papel para a argina, substância encontrada nesse grupo. A nutricionista Daniela Jobst explica que essa substância ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos, regulando a pressão. O consumo diário recomendado fica em torno de uma colher de sopa de oleaginosas, aproximadamente 5 ou 6 unidades.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário